top of page

Fashion Cafe New York: uma retrospectiva pelo restaurante temático mais fashionista/polêmico dos 90s

Fonte: E! Online (1995)

Co-propriedade das supermodelos Naomi Campbell, Elle Macpherson e Claudia Schiffer. A "versão de alta costura" do Planet Hollywood e Hard Rock Cafe inaugurou sua primeira localização em Nova York. primavera de 1995:

Inauguração da Fashion Cafe, primavera de 95.

Brilhante e com um merchandising icônico (para alguns um erro total pois, "A conexão entre modelos e comida não era óbvia, e 'moda' não era um tema que fazia as pessoas sentirem fome", a fachada do Fashion Cafe parecia mais uma loja de lembranças do que um restaurante, com uma grande placa de identificação em aço e vidraças.

Por Yelp

Uma entrada large-than-life foi decorada como uma moldura de obturador de câmera para receber os hóspedes na área de jantar principal, com assentos macios e coloridos na cor bordô, que iluminavam os bares de coquetéis e os murais temáticos.

Interior Fashion Cafe - 51 Rockfeller Plz
Receita de um dos pratos mais famosos do restaurante.

Na decoração, exibição de troféu de moda, peças icônicas como o traje de Giorgio Armani que Jodie Foster usava no Oscar e um bustiê da turnê de Madonna feito por Jean Paul Gaultier ficava pendurado acima da cabeça dos clientes, enquanto uma loja de presentes oferecia produtos da marca além de peças de grife.

FCNY vendeu mais de 28.000 camisetas nos 4 primeiros meses

Acervo Tomate Vintage
via: Ebay
via: Pinterest


Os empresários Tommaso e Francesco Buti pensaram no Fashion Cafe como armadilha para turistas da década de 90, uma mistura do sucesso dos restaurantes como o Hard Rock Cafe e a influência de modelos da época. Com pouco ou nenhum foco culinário de verdade os irmãos diziam que: “O público quer ver mais o glamour e o entretenimento da moda.”

Tommaso Buti e Daniela Pestova no anúncio que Christy Turlington se tornaria sócia em julho 95.
 

Na inauguração, nomes como Gianni e Donatella Versace, David Copperfield e Stephen Dorff e outros juntaram-se a Naomi, Elle, e Claudia no tapete vermelho do Rockefeller (e dentro para uma refeição ao modo da casa).

Gianni e Donatella Versace

Christy Turlington como nova integrante da equipe
Tira Banks e sua mãe em um jantar.
Naomi e Jean Claude Van Damme FCMerch.

Elite Lee Models no FC em Agosto de 1997.
Na doação de sua camisola Baby Doll da Three’s Company.
Suzanne Somers agosto de 1995

Lil’ Kim e Brandy, lançamento da Candie’s julho 1998.

Naomi no primeiro aniversário do Fashion Cafe 1996.

Naomi, Claudia e Elle no pré-lançamento. Dez 1994.

Mas, não foi só glamour (Fashion Cafe era famoso por suas grandes festas luxuosas) em meados dos anos 2000 os irmãos empresários foram acusados por fraude e lavagem de dinheiro, no fim Naomi e Elle acusaram Tomasso de roubar +25 milhões de dólares (ao pedirem melhorias para o FC) e Claudia retirou-se por “questões pessoais”.

Mesmo com a má gestão dos irmãos Buti talvez o Fashion Cafe não resistiria ao tempo pois, "Eles realmente erraram o alvo com tudo isso."



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page